quarta-feira, 15 de junho de 2011

Sessão Especial: A vez da imprensa

É da vereadora Marcela Tolentino (PDT) e aprovada por unanimidade por seus pares, a proposição de realização da sessão especial que ocorreu na terça-feira (07/06/2011), na Câmara de Santarém, para homenagear a Imprensa santarena, pela passagem do Dia Nacional da Liberdade de Imprensa. Momento em que a parlamentar deu conhecimento do conteúdo de um Projeto de Lei de sua autoria, que cria a comenda Radialista Osmar Simões.

Na mesa que conduziu os trabalhos a presença do presidente da Casa de Leis, José Maria Tapajós (PMDB); vereadora Marcela Tolentino (PDT); secretário de governo Juca Pimentel, representando a prefeita Maria do Carmo Martins Lima; Augusto Sousa, presidente do Sindicato dos Radialistas; Milton Mauer e Marianna Miléo, coordenadores dos cursos de jornalismo do Instituto Esperança de Ensino Superior (IESPES) e das Faculdades Integradas do Tapajós (FIT), respectivamente e o jornalista Milton Corrêa, assessor de comunicação da Câmara e no ato, representando o Sindicato dos Jornalistas do Estado do Pará. Na seleta platéia, diretores dos meios de comunicação com atuação em Santarém e trabalhadores da Imprensa local.

Vereadores José Maria Tapajós e Mauricio Corrêa (PMDB); Nélio Aguiar (PMN); Reginaldo Campos (PSB); Valdir Matias Júnior (PV); Evaldo Costa e Carlos Jaime (PT);Evandro Cunha e Marcela Tolentino (PDT); Henderson Pinto (DEM) e Gerlande Corrêa Castro (PP), marcaram presença na sessão.
O vereador Mauricio ressaltou que a sessão foi valida, segundo ele a imprensa santarena tem que ser homenageada pelo ótimo trabalho que realiza na região.
Papel da Imprensa é determinante

O secretário Municipal de Planejamento Everaldo Martins Filho, presente na sessão especial e ouvido pela Assessoria de Comunicação da Câmara, disse ser determinante o papel histórico que a Imprensa tem em nosso país e no mundo, colocando as informações para a p
opulação e permitindo que com o conhecimento da análise crítica, seja melhor “e no caso das questões políticas, o desafio que o nosso país enfrenta nesse momento de fortalecer a democracia, melhorando cada vez mais do ponto de vista do desenvolvimento econômico e social”, avaliou.

Há certa inquietação

A diretoria do Sistema Tapajós de Comunicação, Vânia Maia em entrevista ao site da Câmara, disse perceber ainda certa inquietação com relação à liberdade de imprensa no Brasil. Vânia esclarece que tramitam na Câmara Federal, alguns projetos tentando cercear a liberdade de imprensa.

“Porém, só temos um governo forte hoje no Brasil, por causa da liberdade de imprensa. Então, veja a importância que a imprensa tem para a nação brasileira. O Brasil é reconhe
cido no exterior, é uma economia estável que o mundo inteiro foca e não temos dúvida que tudo isso ocorreu por conta da liberdade de imprensa. Esperamos que a classe política que é qu em define as leis no Brasil, perceba a importância da Liberdade de Imprensa, no processo democrático brasileiro”, assegurou Vânia.

Importante para a Imprensa e para a Câmara

O presidente José Maria Tapajós (PMDB), disse que a sessão especial foi importante para a Imprensa e para a Câmara de Santarém, por ter ficado patente o reconhecimento que a Casa de Leis tem pelo trabalho desenvolvido pela Imprensa junto à sociedade.

Tapajós entende a imprensa como instrumento de críticas construtivas, o que ele considera benéfic o para o desempenho do Poder Legislativo. José Maria Tapajós aproveitou a oportunidade para em nome da Câmara, congratular-se com a Imprensa pela passagem da semana dedicada aos profissionais da comunicação, que começa com o dia da Imprensa (01/06)
e termina com o dia da Liberdade de Imprensa (07/06).
Sentimento de realização parlamentar

A vereadora Marcela Tolentino, disse que o sentimento da Câmara em homenagear a Imprensa é de realização parlamentar, por não ser somente seu, mas de seus pares, que

aprovaram por unanimidade a realização da sessão especial, por entenderem ser a Imprensa, uma ferramenta importantíssima para a consolidação da democracia no nosso país e em Santarém não é diferente.

“A Imprensa do município de Santarém, trabalha de maneira digna, por isso é mais
do que merecida esta sessão especial desta casa de leis”, destaca Marcela.




Fonte: Site da Câmara de Santarém

Nenhum comentário:

Postar um comentário